Incluído no Aluguer:
- Quilometragem ilimitada;
- CDW – Seguro de danos próprios (com franquia);
- TPL – Responsabilidade civil contra terceiros;
- TP – Furto ou roubo da viatura;
- Assistência em viagem;
- Serviço de shuttle a partir do Aeroporto de Lisboa;
- Impostos legais à taxa legal em vigor (IVA).
Não incluído no Aluguer:
- Depósito de caução mínimo de 150€ obrigatório para qualquer aluguer;
- Extras opcionais – Aplicam-se ao total de dias de aluguer;
- Dispositivo eletrónico de portagens e respetivos custos de portagens;
- Combustível – política cheio-cheio;
- Condutores adicionais.
Documentos obrigatórios para o Aluguer:
- Cartão de cidadão ou documento equivalente;
- Passaporte para cidadãos fora da UE;
- Carta de condução com, no mínimo, 1 ano de validade;
- Cartão de crédito em nome do condutor principal, com pelo menos 3 meses de validade;
- Não é possível levantar a viatura sem um cartão de crédito válido. Cartões de débito não são aceites.
Idade do Condutor:
- Na Waygo, a idade mínima para alugar uma viatura é 19 anos;
- Aplica-se uma taxa de jovem condutor entre os 19 e os 24 anos (inclusive), de 7€/dia, com limite de 70€/aluguer;
- Não existe idade máxima nem taxa para condutores seniores;
- Todos os requisitos para alugar uma viatura aplicam-se igualmente aos condutores jovens.
Requisitos da Carta de Condução:
- É obrigatória uma carta de condução válida com pelo menos 1 ano de antiguidade;
- Cartas de condução devem ser apresentadas em formato físico (formato digital não é aceite);
- A carta deve estar em português ou inglês. Caso contrário, deve ser apresentada uma carta de condução internacional acompanhada da original;
- O cliente deve garantir, antecipadamente, que a sua carta é válida para conduzir em Portugal.
Condutor adicional:
- Deve apresentar um documento de identificação físico (Passaporte, Cartão de Cidadão ou equivalente);
- A inclusão de um condutor adicional no contrato tem um custo de 4€/dia, com um máximo de 40€;
- Todos os requisitos aplicáveis ao condutor principal aplicam-se ao condutor adicional.
Período de Aluguer:
- Período máximo: 30 dias; período mínimo: 1 dia;
- O cliente pode prolongar o aluguer até um máximo de duas renovações de 30 dias, sujeito a disponibilidade;
- Taxas de portagens, danos e caução aplicam-se a cada renovação;
- Para alugueres superiores a 30 dias, aplica-se a política de quilometragem limitada.
Métodos de Pagamento e Caução:
Métodos de pagamento aceites:
- Cartões de crédito: VISA, Mastercard, Diners Club, JCB, Union Pay e American Express (acresce taxa de 4% sobre o valor total do aluguer);
- Não são aceites pagamentos em cheque;
- Numerário apenas se aprovado pelo responsável da estação;
Caução:
É obrigatória a apresentação de um cartão de crédito com validade mínima de 90 dias no início do aluguer.
- Valor da caução por franquia de seguro – Entre 1.500€ e 4.500€, dependendo do grupo da viatura;
- Esta caução cobre danos ou roubo da viatura até ao limite da franquia;
- Mesmo contratando um seguro sem franquia, é efetuada uma pré-autorização de 150€ no cartão de crédito para cobrir:
- Portagens, multas e taxas administrativas;
Saídas não autorizadas para o estrangeiro; - Entrega da viatura após a hora acordada;
- Falta ou troca de combustível;
- Suja excessiva no interior da viatura;
- Danos no interior causados por negligência;
- Danos em equipamentos alugados (ex: cadeiras de bebé);
- Outras situações não cobertas pelo seguro.
- Portagens, multas e taxas administrativas;
A caução será devolvida após a devolução da viatura, exceto se for necessário realizar uma verificação adicional de danos — nesse caso, a análise será feita até 15 dias após o fim do contrato. Se a devolução ocorrer fora do horário da estação, a devolução da caução será efetuada no máximo em 24h após a verificação do veículo.
GoSafe (CDW):
Os veículos da Waygo estão abrangidos por cobertura de danos próprios (CDW), proteção contra roubo ou furto (TP), seguro de acidentes pessoais para os ocupantes (PAI) e responsabilidade civil (TPL).
O produto GoSafe está incluído no preço do aluguer e limita a responsabilidade do cliente por danos e roubo até ao valor da franquia estipulada no contrato de aluguer. Em caso de acidente, deve ser apresentada a Declaração Amigável devidamente preenchida (caso contrário, o condutor será considerado responsável pelo acidente). Em caso de roubo do veículo, é obrigatório apresentar o auto de ocorrência policial e entregar as chaves do veículo.
Esta cobertura não inclui proteção para vidros, pneus ou jantes, nem para bagagens ou pertences pessoais, quer do condutor quer dos restantes ocupantes do veículo.
Inclui assistência em viagem em caso de avaria ou acidente, mas o cliente é responsável pelos custos de reboque em situações de negligência, como troca ou falta de combustível, perda de chaves e danos nos pneus.
Esta cobertura é anulada em caso de acidente/roubo causado por negligência ou danos no veículo resultantes de uso indevido e outras causas, conforme mencionado nas Condições Gerais do Contrato de Aluguer. Em caso de sinistro, será cobrada uma taxa de gestão administrativa de 50€, se o cliente for responsável. É necessário apresentar um cartão de crédito válido.
- CDW – Seguro de danos próprios com franquia;
- TP – Proteção contra roubo ou furto do veículo com franquia*;
- PAI – Seguro de acidentes pessoais para os ocupantes;
- TPL – Seguro de responsabilidade civil com um limite de 50.000.000€;
- Assistência em Viagem.
* Para que esta cobertura seja válida, as autoridades devem estar presentes no local e apresentar o respetivo relatório. Em caso de roubo do veículo, as chaves devem ser apresentadas/entregues.
GoSafe Flex (Opcional - Não incluído no preço do aluguer):
Este produto reduz a responsabilidade do cliente por danos e roubo, aplicando uma franquia entre 400€ e 600€, dependendo da classe do veículo. Estão excluídos os veículos dos grupos M1 a M4.
Em caso de acidente, deve ser apresentada a Declaração Amigável devidamente preenchida. Em caso de roubo do veículo, é obrigatório apresentar o auto de ocorrência policial e entregar as chaves do veículo. Esta cobertura é anulada em caso de acidente/roubo causado por negligência ou danos no veículo resultantes de uso indevido ou outras causas, conforme mencionado nas Condições Gerais do Contrato de Aluguer.
Esta cobertura também inclui proteção para quebra isolada de vidros, danos em pneus e jantes, e assistência em viagem em caso de avaria ou acidente, embora o cliente seja responsável pelos custos de reboque em situações de negligência, como falta ou troca de combustível, perda de chaves e danos nos pneus. Bagagens e pertences pessoais, sejam do condutor ou dos restantes ocupantes do veículo, não estão cobertos. Este produto não cobre danos causados no interior do veículo devido a negligência por parte do cliente, perda de chaves, documentos do veículo ou outros acessórios recebidos aquando da entrega do veículo (por exemplo, cadeiras de bebé, dispositivos GPS ou pertences pessoais), trocas de combustível ou sujidade excessiva no interior do veículo. Em caso de acidente, será cobrada uma taxa de gestão administrativa de 50€, se o cliente for responsável.
Esta cobertura aplica-se ao contrato de aluguer e não se estende a veículos de substituição (se aplicável).
É necessário apresentar um cartão de crédito válido. Este seguro inclui:
- CDW – Seguro de danos próprios com franquia, reduzida para 400€ ou 600€, dependendo da classe do veículo alugado;
- WWI – Proteção contra quebra de vidros (proteção para pneus e jantes removida);
- TP – Proteção contra roubo ou furto do veículo com franquia;
- PAI – Seguro de acidentes pessoais para os ocupantes;
- TPL – Seguro de responsabilidade civil com um limite de 50.000.000€;
- Assistência em Viagem GO+.
GoSafe Plus (Opcional – Não incluído no preço do aluguer):
Este produto isenta o cliente do pagamento da franquia por danos causados em caso de acidente ou roubo do veículo. Para que a cobertura seja válida, é necessário apresentar a Declaração Amigável devidamente preenchida. Em caso de roubo do veículo, é obrigatório apresentar o auto de ocorrência policial e entregar as chaves do veículo. Esta cobertura é anulada em caso de acidente/roubo causado por negligência ou danos no veículo resultantes de uso indevido ou outras causas, conforme mencionado nas Condições Gerais do Contrato de Aluguer.
Esta cobertura também inclui proteção para quebra isolada de vidros, danos em pneus e jantes, bem como assistência em viagem resultante de negligência. No entanto, não cobre bagagens ou pertences pessoais, sejam do condutor ou dos restantes ocupantes do veículo. Este produto não cobre danos causados no interior do veículo devido a negligência por parte do cliente, perda de chaves, documentos do veículo ou outros acessórios recebidos aquando da entrega do veículo (por exemplo, cadeiras de bebé, dispositivos GPS ou pertences pessoais), trocas de combustível ou sujidade excessiva no interior do veículo. Em caso de acidente, será cobrada uma taxa de gestão administrativa de 50€, se o cliente for responsável.
É necessário apresentar um cartão de crédito em nome do condutor principal do contrato de aluguer, bem como um depósito de segurança mínimo de 150€ para quaisquer danos ou despesas não cobertos pelo seguro.
Este seguro inclui:
- SCDW – Seguro de danos próprios sem franquia;
- WWI e pneus – Proteção contra quebra de vidros e danos em pneus e jantes;
- TP – Proteção contra roubo ou furto do veículo sem franquia;
- PAI – Seguro de acidentes pessoais para os ocupantes;
- TPL – Seguro de responsabilidade civil com um limite de 50.000.000€;
- Assistência em Viagem GO+.
O que não está incluído na cobertura do seguro:
- Perda de chaves, chaves trancadas dentro da viatura, documentos ou outros acessórios alugados com a viatura (ex: cadeira de bebé, GPS, Wi-Fi, etc.);
- Danos causados pelo condutor sob efeito de álcool, drogas ou qualquer substância proibida por lei — nestes casos, o condutor é responsável por todos os custos;
- Danos causados por condução no estrangeiro sem autorização prévia da Waygo;
- Uso da viatura para fins ilícitos, de acordo com as condições contratuais;
- Sujidade excessiva no interior da viatura;
- Danos ou avarias no interior da viatura ou fechaduras causadas por mau uso;
- Danos resultantes de mau uso da caixa de velocidades ou embraiagem;
- Danos na parte inferior do chassis ou no tejadilho causados por mau uso;
- Troca ou falta de combustível;
- Custos com portagens, multas e taxas administrativas;
- Bagagem ou objetos pessoais, tanto do condutor como dos ocupantes.
Franquias aplicáveis:
O cliente é responsável por danos ou roubo da viatura até ao valor da franquia contratual. O valor da franquia varia entre 1.500€ e 4.500€, consoante a categoria da viatura.
Assistência em Viagem:
Durante o período do aluguer, está incluído um serviço de assistência em viagem 24h, associado à utilização da viatura. Este serviço inclui:
- Serviços de reboque e táxi em caso de avaria, acidente ou rebentamento de pneus;
- Acesso a viatura de substituição;
- Situações negligentes como perda de chaves, chaves trancadas ou troca/falta de combustível não estão incluídas na assistência básica — nestes casos o reboque será cobrado ao cliente;
- Em caso de acidente, o cliente deve contactar de imediato as autoridades (112), a assistência e informar a equipa da Waygo.
Go+ Assistência em Viagem (opcional):
Serviço adicional por 2,50€/dia, inclui reboque nas seguintes situações:
- Avaria ou acidente;
- Perda ou danificação de chaves;
- Falta ou troca de combustível;
- Danos nos pneus (válido apenas em Portugal).
Política de Combustível:
Todos os alugueres seguem a política Cheio–Cheio.
- A viatura é entregue com o depósito cheio e deve ser devolvida nas mesmas condições;
- Se devolvida com menos combustível, os litros em falta serão cobrados ao preço de mercado, de acordo com as condições gerais;
- É importante guardar os talões de abastecimento — em caso de avaria ou troca de combustível, poderão evitar custos adicionais;
- Os valores em dívida serão cobrados no momento da devolução.
Política de Quilómetros:
- Quilometragem ilimitada em território nacional para alugueres até 30 dias, exceto para viaturas do grupo M;
- Para alugueres superiores a 30 dias, aplica-se um limite diário de 300 km, com um máximo mensal de 4.500 km. Quilómetros adicionais têm um custo de 0,16€/km;
- Para alugueres com circulação fora de Portugal, aplica-se o limite diário de 300 km e 0,16€/km por quilómetro extra.
One Way (Entrega em estação diferente):
As viaturas devem ser devolvidas na mesma estação onde foram levantadas. No entanto, a Waygo permite devolução noutra estação, mediante uma taxa de 100€.
Saída para o Estrangeiro:
- Taxa diária de 12,50€, com um máximo de 75€ por aluguer;
- Permitida apenas a circulação em Espanha;
- Não é permitida a deslocação para ilhas;
- Se o cliente viajar para o estrangeiro sem autorização prévia da Waygo, será cobrada uma taxa de 150€. Além disso, o cliente será responsável por todos os danos causados à viatura e a terceiros durante a viagem;
- A autorização deve ser solicitada com 24h de antecedência, durante o horário de funcionamento da estação, através do contacto: +351 212 841 171 ou +351 960 142 193.
Impostos e Moeda:
- Os preços incluem IVA à taxa legal em vigor;
- Moeda utilizada – Euro (EUR).
Política de Reservas:
- No momento da reserva, o cliente escolhe o tipo de viatura e não uma marca/modelo específico. No levantamento, poderá ser entregue uma viatura diferente da apresentada nas imagens;
- Se o grupo reservado não estiver disponível, será entregue um grupo superior, sem custo adicional;
- A Waygo aceita reservas até 60 minutos antes do horário previsto para levantamento;
- Reservas feitas fora do horário da estação não garantem levantamento dentro dos 60 minutos seguintes. Nesses casos, o veículo só poderá ser levantado no dia seguinte, durante o horário de funcionamento;
- Após o início do contrato de aluguer, não haverá reembolsos, mesmo que o cliente levante a viatura após a data prevista ou a devolva antes da data estipulada.
Entrega e Recolha:
A Waygo oferece aos seus clientes um serviço de transporte gratuito (shuttle) do Aeroporto de Lisboa até à sua filial:
- Serviço disponível para recolhas entre as 08h00 e as 20h00. Fora deste horário, é aplicada uma taxa de 50€ por serviço, entre as 06h00 e as 07h59 e entre as 20h01 e as 22h59.
- Entre as 23h00 e as 05h59, o serviço fora de horas está sujeito a confirmação. O valor deste serviço é de 50€.
- Após a aterragem no Aeroporto de Lisboa, o cliente deve enviar uma mensagem SMS ou WhatsApp para o número +351 924 694 793 com o seguinte formato: "Arrive + número do voucher". Ao chegar ao Aeroporto de Lisboa e após recolher a bagagem, dirija-se à Saída 4 e envie uma mensagem WhatsApp para o número indicado com o formato mencionado. Um representante da Waygo entrará em contacto para o recolher e levá-lo até à nossa filial, situada a uma curta distância do aeroporto.
- O cliente deve apresentar todos os documentos necessários para iniciar o aluguer.
- A Waygo pode recusar a entrega do veículo se o cliente não apresentar todos os documentos necessários ou se estiver sob a influência de álcool ou substâncias proibidas por lei. Nestes casos, não haverá reembolso ou compensação.
- A Waygo não isenta a taxa de serviço fora de horas por atrasos causados por circunstâncias alheias à empresa.
- O serviço de transporte está disponível para devoluções apenas durante o horário normal de funcionamento da estação. O serviço de shuttle do aeroporto não está disponível durante o horário de encerramento, e os clientes devem obter mais informações junto da equipa da Waygo no momento da recolha.
A Waygo recomenda que a devolução do veículo seja feita durante o horário de funcionamento da estação. No entanto, o cliente deve solicitar à nossa equipa instruções sobre como proceder à devolução do veículo fora desse horário.
Se o cliente devolver o veículo após o encerramento da estação da Waygo, deve cumprir as seguintes recomendações:
- O contrato será encerrado e um relatório sobre o estado do veículo será elaborado pelo representante da Waygo quando a estação abrir. Após a verificação de danos e falhas, o depósito de segurança será reembolsado. Se houver danos a pagar, serão enviadas fotografias dos danos por e-mail e o cliente será cobrado pelos danos ocorridos.
- O relatório que certifica o estado do veículo será elaborado pelo representante da Waygo sem a presença do cliente e após a entrega das chaves.
- Em caso de devolução fora de horas, o cliente deve registar fotograficamente:
- Quilometragem do veículo;
- Nível de combustível;
- Fotografia dos equipamentos extra alugados (GPS, cadeira de bebé, etc.);
- Fotografia das 4 jantes e pneus;
- Fotografia do para-brisas;
- Fotografias dos lados do veículo.
- Os documentos do veículo devem permanecer no porta-luvas.
- A Waygo não se responsabiliza por quaisquer bens ou pertences pessoais que o cliente possa ter esquecido no veículo.
Horário de Funcionamento e Morada
Filial de Lisboa – Prior Velho
Horário de funcionamento:
- Dias úteis e feriados: 08h00 – 20h00
- Fins de semana: 08h00 – 18h00
Filial de Leiria - Porto de Mós
Horário de funcionamento:
- Dias úteis: 09h00 – 18h00
- Fins de semana e feriados: Encerrado
Morada e contactos:
- Prior Velho – Lisboa: Av. Severiano Falcão Nº11, 2685-380 Prior Velho. Tel.: 00351 212 841 171 / [email protected]
- Porto de Mós – Leiria: Estrada Real Dª Maria II Nº7, 2480-109 Pedreiras. Tel.: 00351 212 841 171 / [email protected]
Dias de encerramento para toas as estações: 25 de dezembro
Fora do Horário de Funcionamento
Os clientes podem levantar o veículo fora do horário de funcionamento da estação. Será aplicada uma taxa adicional de serviço fora de horas de 50 €. A Waygo não isenta esta taxa em caso de atrasos causados por circunstâncias alheias ao controlo da empresa.
Filial de Lisboa – Fora de Horas:
- Dias úteis e feriados: 06h00 – 07h59 / 20h01 – 22h59
- Fins de semana: 06h00 – 07h59 / Sem serviço noturno fora de horas
Filial de Leiria – Fora de Horas:
- Dias úteis: Serviço fora de horas não disponível
- Fins de semana e feriados: Serviço fora de horas não disponível
O cliente pode devolver o veículo fora do horário de funcionamento a qualquer momento, escolhendo entre as seguintes opções:
- Estacionar no parque público em frente à estação, deixando os documentos no interior do veículo e a chave na KEY BOX destinada para o efeito. Serviço gratuito.
- Solicitar o serviço de “Entrega no Aeroporto”, que permite ao cliente deixar o veículo no parque de partidas do Aeroporto de Lisboa. Este serviço tem um custo de 50 €.
Período de Tolerância:
O cliente dispõe de um período de tolerância de 2 horas para levantar o veículo após a hora programada de entrega. Após este período, será cobrada uma taxa de "dia extra" de acordo com a tarifa exibida nas estações, além do valor correspondente aos serviços/extras adicionais alugados conforme o Contrato de Aluguer. As taxas adicionais e serviços/extras serão multiplicados pelo número de dias em que o cliente utilizou o veículo após o término do contrato.
Após o horário de encerramento, o cliente tem um período de carência de 30 minutos. Depois disso, o cliente poderá ter que esperar até à abertura da estação no dia seguinte para levantar o veículo.
Política de Portagens:
Todos os veículos da Waygo estão equipados com um dispositivo eletrónico de portagens.
Este serviço garante uma solução mais conveniente, permitindo o pagamento automático de todas as taxas devidas pela passagem em qualquer barreira de portagem eletrónica em infraestruturas rodoviárias, autoestradas e pontes, durante o aluguer de um veículo Waygo. Os clientes podem aderir a este serviço na estação ao levantar o veículo e devem apresentar um cartão de crédito válido e autorização nas "Condições Gerais de Aluguer", que fazem parte integrante do contrato de aluguer. O montante das portagens utilizadas será pago na estação aquando da devolução do veículo. As portagens não pagas serão cobradas no cartão de crédito do cliente sem custos adicionais, no máximo até 30 dias após a entrega do veículo.
O dispositivo só pode ser utilizado em autoestradas em Portugal. Não é possível alugar outros serviços, como parques de estacionamento ou ferries, com o dispositivo no veículo.
Este serviço tem um custo diário de 1,99€, com um montante máximo de 19,99€ por aluguer.
Se não alugar o dispositivo e utilizar as portagens, estas serão cobradas debitando o cartão de crédito do cliente, acrescidas de uma taxa de 36,90€ por não ter contratado o serviço, independentemente do período de aluguer. Nestes casos, o cliente deve apresentar os talões de portagem para provar que foram pagos. Se o veículo for entregue fora do horário de funcionamento, o cliente deve deixar os talões de portagem dentro do veículo para posterior verificação e cancelamento do contrato de aluguer.
Extras e Serviços Adicionais:
Disponíveis mediante disponibilidade:
- Condutor adicional – 4€/dia (máximo 40€);
- Cadeira de bebé – 5€/dia (máximo 50€);
- Cadeira criança – 5€/dia (máximo 50€);
- Assento elevatório – 3,5€/dia (máximo 35€);
- Carrinho bebé – 2,5€/dia (máximo 25€);
- GPS – 5€/dia (máximo 50€);
- Wi-Fi – 2,5€/dia (máximo 25€).
Lavagem:
O veículo alugado deve ser entregue num estado aceitável de limpeza, ou seja, sem sujidade significativa ou odores fortes. Caso contrário, serão aplicadas as seguintes taxas:
- Lavagem interior especial – 92,25€;
- Lavagem exterior especial – 49,20€;
- Sanitização por tabaco – 184,50€.
Taxas e Outras Considerações:
- Durante o período de aluguer, o cliente é totalmente responsável por todas as multas e/ou penalizações decorrentes de infrações de trânsito, estacionamento e portagens, bem como por todas as consequências e responsabilidades daí resultantes. Aplica-se uma taxa de gestão/identificação de 20 € por infração. Esta taxa é paga além das multas e portagens a que se referem e pelas quais o cliente é responsável.
- Sempre que houver uma situação de sinistro em que o cliente seja responsável, aplica-se uma taxa de gestão de sinistros de 50 € por sinistro.
- Reboque em situações de negligência – 100€;
- Taxa saída não autorizada para o estrangeiro – 150€;
- Perda de documentos – 150€;
- Perda do dispositivo de portagens – 92,25€;
- Quilómetro extra (se aplicável) – 0,16€/km.
Nota:
- Cadeiras de bebé disponíveis apenas para crianças com mais de 12 meses;
- Carrinhos de bebé disponíveis apenas para crianças com mais de 24 meses;
- Não é permitido fumar nas viaturas. Caso contrário, será aplicada a taxa de sanitização.
Contactos:
- Reservas – +351 212 841 171 / [email protected]
- Apoio ao cliente – +351 212 841 171 / [email protected]
- Apoio a parceiros – +351 925 966 280 / [email protected]
Reclamações:
As reclamações devem ser enviadas até 30 dias após o final do aluguer, para: [email protected]